Home » Diversos, Treino » Lesões nos exercícios de musculação

Lesões nos exercícios de musculação

LESÕES NOS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO

Na busca por um corpo perfeito, o que se tem visto é, um  aumento  muito grande de praticantes dessa modalidade. Nessa forma de se exercitar o indivíduo utilizar o peso(halteres,dumbell, barra e anilha) como resistência, para que aumente-se a àrea de secção transversa do músculo,ou seja, a hipertrofia. A musculação é, conhecida também como treinamento de força no meio acadêmico.

Mas, para que se alcance a  tão desejada  hipertrofia é necessario alguns cuidados como: tipos de treino, alimentação, Sobrecarga, descanso over training, ou seja excesso de treino, todos esses ìtem deve ser bem  esclarecido durante a mantage de um programa de exercício. Porem é comum observamos os alunos reclamarem de dores articulares e musculares durante os treinos. Essas dores são muitas das vezes causadas por carga elevadas de treinos, execução errada de exercício, levantamente de carga em excesso alem de má formaçaõ articular.

Pesquisa realizada por Pria (1998), com 55 indivíduos entre  homens e mulheres que praticarão musculação, foi constatado que a grande maioria adquiriram lesões. As regiões mais atingidas do corpo foram ombro (28%), lombar(13%), cotovelo (11%), peitoral (7%) e 22% para as demais regiões.

Entretano o  estudo demostrou que a região mais atingida foi o ombro, principalmente o manguito rotador, conjunto de  articulações do ombro.  É importante ressaltar que essas lesões ocorreram em decorrência de vários fatores como: execução errada de exercício, levantamento de alta carga, persistência em se exercitar quando já está lesionado, agravando ainda mais a lesão.

Portanto, é importante que o professor esteja atento no momento do treinamento, orientando de forma adequada e correta a carga a ser erguida, metodos de treinos e execução correta, evitando-se  as possiveis e indesejaveis lesões. Se esses requisitos forem seguidos e respeitados seus treinos serão bem melhores e não dolorosos..

 

Bons treinos!!!!!

Escrito por: Professor: Edmilson Lopes (Didi)

 

6 Responses to Lesões nos exercícios de musculação

  1. Saudações, eu tô com um prblema, sempre q tento aumentar o peso nos exercicios tenho lesões, principalmente, nos ombros e em um musculo em baixo da axila esquerda, e é um dor insuportavel, ate qndo tento corre e sacudos os braços doi pra caramba. o que estou fazendo de errado? sempre me aqueço bem.Abraços

  2. Quais são os exercícios que tem tido esse tipo de problemas? Qual o seu tempo total de treino e qual o tempo que está treinando direto dessa vez? É muito fácil lesionar um músculo quando temos auxiliares fracos, um exemplo claro disso é o supino inclinado muito pesado, os ombros ficam em frangalhos e muito fácil no aumento de peso vc lesionar seu lado mais fraco. Deixe sua resposta aqui junto com o seu nome, para podermos conversar a respeito

  3. Pull over, e paralelas, ontem mesmo aumentei 20kilos no supino reto, eu fazia 4 de oito com 100kilos e aumentei mais 20kilos, e no pull over de 45 aumentei 10kilos fiz as duas primeiras bem na terceira senti uma fisgada”uma dor bem fininha”, mas n achei q depois na quarta repetição pareceria q tinha rompido todos os ligamentos do ombro, qnd fui arriar o peso n consegui segurar e joguei o peso, achei até q havia quebrado o braço.

    Estou malhando direto a 1 ano e 10 meses. Abraços vlw pela atenção.

  4. Esdras,

    Vc citou logo dois exercícios que o movimento pega demais os ombros. Eu passei muito tempo sem fazer pullover, voltei apenas a 2 meses, pois todas as vezes sentia uma fisgada muito forte no ombro direito. Bem no meio da deltóide mesmo, na junção, parecia que estavam arrancando meu ombro. Resolvi o problema com umas espécie de fisioterapia que criei juntamente com um antigo instrutor da academia que treino hj. Comecei a pegar bem leve, se bobiar o ar era mais pesado (8kilos) e daria mais pressão no músculo..hehehe.. Só que fazia 4 séries de 30 repetições e fazia muito exercício para os manguitos rotatores, todas as vezes que ia fazer ombro ou peito, e quando me dei conta estava de novo fazendo pullover já com 15, 25, 35 e hj com 42, e sempre na média de 4 a 5 séries no peso máximo que consigo levantar, e com aquecimento de metade do peso total na primeira série.

    Fiquei nesse procedimento de “fisioterapia” até criar firmeza no músculo e claro na mente, que consiguiria novamente chegar na casa dos 30/40 kilos. Espero chegar em agosto já com 55 a 65 kilos, Mas terei de colocar anilhas em cima do halter ou fazer no pulley.

    Na barra paralela um bom termômetro é fazer a mesma na máquina de tríceps sentado, e assim achar o ponto de equilibrio dos ombros. Que normalmete é com os braços mais abertos (estilo asas abertas, náo que eu eteja me referindo a frango, claro..hehe). Achei mais confortável fazer 2 séries no aparelho e depois passar para as paralelas, que ainda não faço com pesos “amarrados” no corpo, mas espero chegar lá um dia…..

  5. Valeu pelas dicas , cara vou tentar.depois deixo um posto falando sobre os resultados. Abraço.

  6. Amigo estou com um incômodo debaixo do braço esquerdo(axila)mas não é uma dor insuportável mas é incômoda,será q é exercício pra ombro muito pesado?essa lesão é comum?oque faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.