Home » Diversos, Nutrição, Treino » Dieta cetogênica?

Dieta cetogênica?

Fugindo um pouco do assunto do blog, mesmo sendo um assunto relacionado, vou falar sobre dieta sem carboidrato. Foi retirado de um monte de sites e blogs, que retiraram de algum local tb…hehehe

Uma dieta cetogénica é uma dieta que funciona forçando o corpo para um estado de cetose através da privação de carboidratos. Cetose é um estado onde o corpo converte gordura em corpos cetônicos que o cérebro pode usar como combustível quando a glucose (carboidratos) estão em níveis baixos de reserva. É um truque metabólico que tem várias vantagens sobre a dieta regular, composta na sua maioria de carboidratos.
É uma falsa percepção, mesmo entre médicos, que o cérebro apenas pode usar a glucose como combustível, ele na verdade pode queimar glucose ou corpos cetônicos, mas sobre circunstancias normais os corpos cetônicos não são produzidos no corpo.

Na maior parte do tempo, todas as pessoas tem o seu cérebro a queimar glucose. A única altura em que corpo criaria e queimaria corpos cetônicos em grandes quantidades é quando não exista muita quantidade de glucose em primeiro lugar. A forma de cortar as quantidades glucose (um açúcar básico) é simplesmente restringir o consumo de carboidratos para 30g ou menos por dia. Por exemplo, se parar de comer quaisquer carboidratos às 18h no Domingo, e depois treinar arduamente na Segunda-Feira e Terça-Feira, isto vai eliminar a glucose no fígado e na corrente sanguínea, assim como eliminar o glicogénio nos músculos. Neste ponto, o fígado vai começar a produzir corpos cetônicos, assim o cérebro tem agora outro tipo de combustível, e se deixar de consumir carboidratos por completo, o corpo começará a converter proteína em glucose pois irá precisar de 30g de glucose por dia no mínimo.
Existem vários benefícios na prática da dieta cetogénica, dois dos mais importantes são:
•    O corpo queima gordura como se fosse a sua fonte primária de energia, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, se restringir as calorias, o corpo irá queimar quantidades elevadas de tecido adiposo a uma velocidade muito superior a que qualquer dieta baseada em carboidratos.
•    Em estado de cetose a maior parte das pessoas consome diariamente menos quantidades de calorias, consequentemente é mais fácil restringir o consumo calórico.
Os corpos cetônicos alteram directamente a parte do cérebro responsável pelas náuseas, e a parte do cérebro que controla o apetite (essas duas partes estão afastadas não menos de um centímetro uma da outra). Como resultado é provável que se sinta doente ou com náuseas.

As dietas cetogénicas também queimam massa muscular, mais até que outras dietas, mesmo quando uma quantidade de proteína é consumida (50-150g / dia no mínimo). A queima de massa muscular é incrivelmente importante para pessoas que costumam praticar dietas como um estilo de vida, a dieta cetogénica previne o metabolismo de abrandar, o que ajuda na continua queima de gordura e a manutenção da perda de gordura assim que a dieta estiver concluída.

A dieta cetogénica tem as suas desvantagens mesmo assim. Muitas pessoas pensam que a dieta cetogénica não é saudável e que demasiadas quantidades de gordura e colesterol são consumidas nesta dieta relativamente à dietas normais. Mas, se conseguir fazer escolhas ponderadas, pode continuar na dieta cetogénica e comer de forma saudável. Outra desvantagem é que é muita restrita, e os carboidratos são a comida mais comum no dia a dia podendo tornar a dieta difícil de ser executada.

Quando se está na dieta cetogénica é muito provável que a nossa força diminua, assim como a carga, isto acontece porque os músculos usam glucose para produzir a energia necessária para treinar arduamente com pesos. Este acontecimento pode ser um bocado deprimente mas a força é novamente ganha quando os carboidratos são reintroduzidos novamente na dieta. Um outro problema a ter em conta é que um dos cetones produzidos no corpo é Acetona, que pode causar mau hálito em algumas pessoas.

Portanto, resumindo os aspectos negativos da dieta cetogénica são:
•     Mau hálito devido à Acetona;
•     Sentir náuseas na fase inicial da dieta quando o cérebro ainda se está a adaptar, depois de três semanas em cetose o cérebro recupera cerca de 70-75% da sua capacidade para usar os corpos cetônicos como combustível, que é quando se começa a sentir normal outra vez.

2 Responses to Dieta cetogênica?

  1. Interessante!!! Te amo!

  2. Hey There. Achei seu blog usando o Yahoo. Este é um artigo muito bem escrito. Eu vou ter a certeza de marcá-la e voltar a ler mais de suas informações úteis. Obrigado pela postagem. Vou certamente voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.