Home » Diversos, Treino » Aprender a Preservar os Ombros

Aprender a Preservar os Ombros

Os ombros são o músculo mais lesionados entre os praticantes de musculação e fitness. Existe uma ampla série de exercícios que podem causar lesões no ombro se praticados de forma errada, ou com excessiva intensidade. Estes exercícios são promovidos sistematicamente nas revistas mais conhecidas sem a precaução suficiente, cabe então a nós, averiguar que tipos de exercícios podemos fazer e calcular a sua relação entre risco e retorno.

A maior parte dos problemas surgem a longo prazo, é preciso ter cuidado com os seguintes exercícios (ordenados por importância):

  • Prensa Militar Atrás da Nuca (o mais problemático de todos)
  • Remada Alta
  • Aberturas Laterais
  • Puxada (para cima ou para baixo)
  • Aberturas
  • Peck Deck
  • Supino com Pega Curta

Existe uma grande probabilidade que já tenhas feito um destes exercícios com esforço em demasia.

A Prensa Militar Atrás da Nuca é um dos melhores exercícios para construir massa nos ombros mas é bastante stressante, que a longo prazo é abandonado pelos praticantes mais velhos ou por atletas que já tenham sofrido lesões. Faz este exercício com muito cuidado. Algumas pessoas optam por se afastar deste exercício completamente pois querem evitar lesões no ombro a todo o custo. O não aquecimento dos ombros antes que qualquer exercício vai causar certamente lesões no longo prazo, por isso não te esqueças de aquecer primeiro. Pega na lista de exercícios problemáticos e rectifica o teu programa de treino respectivamente.

Para praticantes demasiado desleixados e propícios a perder o controlo do movimento, treinar supino com pega curta pode ser demasiado perigoso. A forma como é feita os exercícios também é importante, convém não baloiçar muito no supino, usar sempre o polegar em paralelo com o pulso quando se está a fazer Puxada ou Comboio para o dorsal.

Treinar com demasiada frequência também pode causar lesões nos ombros, visto que estes são atingidos sistematicamente por exercícios que envolvem vários grupos musculares, há que ter isso em atenção. Não te esqueças também de dar ao teu corpo tempo suficiente para recuperar, por isso constrói o teu programa de treino com isso em mente e não coloques um dia de descanso entre Peito (Supino) e Costas ( o Peso Morto bate no ombro também com força), espero que tenhas percebido a ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.